Histerectomia Laparoscópica, Dr. José Reis na SPCMIN

  • Histerectomia José Reis

Histerectomia Laparoscópica, Dr. José Reis na SPCMIN

Histerectomia Laparoscópica em casos difíceis

Endometriose José Reis

Abordagem cirúrgica da Histerectomia Laparoscópica Complexa. Foi este o tema da apresentação realizada pelo Dr. José Reis no XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Minimamente Invasiva.

As 3 patologias que mais frequentemente podem dificultar a realização de uma histerectomia são: a existência de endometriose, cirurgias laparotómicas prévias e a infeção pélvica, sobretudo se associada a abcessos pélvicos. Nestes casos existem muitas vezes distorções anatómicas que dificultam o procedimento, como sejam as aderências entre os diferentes órgãos e a obliteração da pélvis.

A outra situação está relacionada com útero de grandes dimensões, geralmente associado à presença de miomas uterinos.

Os passos sequenciais para a histerectomia laparoscópica estão bem estabelecidos, no entanto nos casos mais difíceis com frequência esses passos não se conseguem realizar na sequência típica e o cirurgião tem de adaptar o desenrolar da cirurgia às condições que encontra no momento.

SPG José Reis

Há princípios básicos que é importante não descurar, mais importantes no contexto de uma histerectomia complexa, como sejam: o cirurgião tem de ter um bom conhecimento da anatomia, ter experiência neste tipo de procedimentos e conhecer bem os instrumentos cirúrgicos, podendo ser útil, por exemplo, usar diferentes tipos de energia.

Na histerectomia laparoscópica é utilizada uma pequena incisão no umbigo para introduzir uma ótica, que por sua vez está conectada a uma fonte de luz e a uma camara. Isto permite que o cirurgião visualize os órgãos abdominais. Em seguida, são efetuadas pequenas incisões (5 mm) nos quadrantes abdominais inferiores por onde são introduzidos os instrumentos de trabalho.

Geralmente é utilizada anestesia geral. Durante o procedimento o útero e as trompas são removidos, podendo os ovários ser ou não excisados consoante a idade da paciente e a existência ou não de patologia dos mesmos. Atualmente, na maioria das situações, preconiza-se a remoção da totalidade do útero.

https://www.spcmin.pt/congresso/

Endometriose José Reis escreve revista LUX

O Dr. José Reis falou sobre Histerectomia Laparoscópica em casos complexos, no congresso da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Minimamente Invasiva.

Dr. José Reis
By |2024-03-28T14:55:15+00:00Dezembro 29th, 2022|Blog|0 comentários
Go to Top