O que é a Endometriose?

A endometriose é uma doença inflamatória crónica definida pela presença de células endometriais, que são próprias da cavidade uterina, em localizações fora do útero. Em Portugal estima-se que cerca de 230.000 mulheres sofram de endometriose.
Apesar de todos os avanços tecnológicos a causa da endometriose permanece desconhecida. A teoria mais aceite para explicar a sua origem é a teoria da menstruação retrógrada. A doença é conhecida há mais de 100 anos mas durante muito tempo foi pouco ensinada nas próprias escolas médicas. Só na década de 80 com o avanço na laparoscopia é que o conhecimento da doença teve um avanço quer em termos de diagnóstico quer em termos de tratamento.
O mais frequente é que os focos de endometriose se localizem na região pélvica, nomeadamente em ligamentos do útero chamados de ligamentos útero-sagrados. A endometriose também pode existir em localizações distantes da pélvis, como seja no tórax (inclui diafragma, pulmão ou pleura) ou na parede abdominal (por exemplo em cicatrizes de cirurgias anteriores e no umbigo).
Os sintomas típicos da doença são a dismenorreia (dor menstrual intensa), dispareunia (dor nas relações sexuais) e infertilidade.
A endometriose também pode existir em localizações distantes da pélvis, como seja no tórax (inclui diafragma, pulmão ou pleura) ou na parede abdominal (por exemplo em cicatrizes de cirurgias anteriores e no umbigo).
Para um diagnóstico correto é fundamental a história clínica explorando os sintomas típicos da doença, o exame ginecológico feito por um médico experiente e exames imagiológicos, sendo os mais utilizados a ecografia e a ressonância magnética.
CITAÇÃO

A Endometriose afeta 10% das Mulheres.